Aprovada a nova estratégia Europeia em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho para 2021-2027.

Aprovada a nova estratégia Europeia em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho para 2021-2027.

Aprovada a Estratégia Europeia SST 2021-2027. A atualização do quadro estratégico da UE para a saúde e a segurança no trabalho para 2021-2027, tendo em conta a pandemia de COVID-19, faz parte do programa de trabalho da Comissão para 2021. O Pilar Europeu dos Direitos Sociais sublinha, no seu princípio 10, que «os trabalhadores têm direito a um elevado nível de proteção da sua saúde e segurança no trabalho». Leia mais sobre a Estratégia Europeia SST 2021-2027.

Valdis Dombrovskis, vice-presidente executivo de Uma Economia ao serviço das Pessoas, declarou a este respeito: «A legislação da UE em matéria de saúde e segurança no trabalho é essencial para proteger quase 170 milhões de trabalhadores, a vida das pessoas e o funcionamento das nossas sociedades. O mundo do trabalho está a mudar, impulsionado por transições ecológicas, digitais e demográficas. Ambientes de trabalho saudáveis e seguros reduzem também os custos para as pessoas, as empresas e a sociedade em geral. É por esta razão que manter e melhorar as normas de proteção dos trabalhadores continua a ser uma prioridade para uma economia que se quer ao serviço das pessoas. É necessária uma maior intervenção por parte da UE para preparar os nossos locais de trabalho para o futuro.»

Três objetivos fundamentais: mudança, prevenção e preparação

O quadro estratégico centra-se em três objetivos-chave transversais para os próximos anos:

  1. Antecipar e gerir a mudança no novo mundo do trabalho
  2. Melhorar a prevenção de doenças e acidentes relacionados com o trabalho
  3. Aumentar o grau de preparação para eventuais ameaças futuras para a saúde

Leia o comunicado de imprensa na página oficial                             Assista à conferência de imprensa no site oficial

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.

Poderá ter interesse em...