O Marketing nas Campanhas de Segurança

O Marketing nas Campanhas de Segurança

Se estamos a comunicar Segurança, devemos levar o assunto a sério. Para otimizar as campanhas de Segurança, tenha sempre os destinatários em primeiro lugar, depois preocupe-se com a forma. Aplique algumas técnicas de Marketing nas Campanhas de Segurança.

O objetivo deve ser não só passar a mensagem, mas igualmente potenciar o envolvimento e a adesão das pessoas. Pretendemos conduzir as pessoas para um objetivo. Para cada mensagem, pergunte a si mesmo:

  • A quem se destina esta mensagem?
  • Qual é o objetivo da mensagem?
  • O que é que alguém que lê esta mensagem precisa (em termos de informação, imagens, vídeos, etc.)?
  • Depois de “exposto” à campanha (mensagem), o que quero que as pessoas façam a seguir?

Com base nas respostas a estas perguntas, deve:

  • Escolher uma palavra-chave (ou slogan) natural que seja relevante para o objetivo e para o seu público.
  • Criar mensagens robustas que ofereçam informações claras.
  • Utilizar subtítulos, listas (pontos, numeradas, etc.) e outros elementos visuais para quebrar parágrafos e tornar a mensagem visualmente agradável e de fácil leitura.
  • Incluir chamadas claras para a ação.

Se estamos a comunicar Segurança, devemos levar o assunto a sério. Não estamos a comunicar com crianças, mas com adultos que têm uma resistência natural à mudança. Se a mensagem se basear em “lugares-comuns” e na utilização excessiva de “bonecos” e ilustrações, na nossa opinião corre o risco de infantilizar a campanha, fazendo com que a adesão e envolvimento do publico alvo seja menor.

Agende uma reunião à distância com um dos nossos consultores, ficará a conhecer em detalhe a metodologia Comportamentos Seguros e de como aplicar algumas técnicas de marketing nas campanhas de Segurança.

Faça o download de Case Study desenvolvidos com alguns dos nossos parceiros e verifique como mudou a Cultura de Segurança nessas empresas. Conheça também as Técnicas e Ferramentas que contribuíram para essa mudança de comportamentos.

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.

Poderá ter interesse em...