Os números na Gestão da Segurança!

Os números na Gestão da Segurança!

Os números na Segurança!
Que tipo de indicadores usamos na Gestão de Segurança?
Existem, basicamente, dois tipos de indicadores: Indicadores reativos e indicadores proativos. Ambos são importantes, mas quais serão mais úteis na implementação de uma Cultura de Segurança?
Os indicadores reativos, como podem ser pex: nº de acidentes ocorridos, permitem tomar decisões e ações e, à posteriori, evitar que acidentes similares aconteçam. Reforçar as proteções de determinado equipamento onde alguém já cortou um dedo pode ser um exemplo concreto de uma ação de melhoria resultante de um indicador reativo. Mas, ao resolvermos estes problemas, não estaremos a ser induzidos em erro? Isto porque não estamos verdadeiramente a evitar acidentes, mas “novos” acidentes.
Os indicadores proativos, por outro lado, podem, e devem, ser utilizados para medir o compromisso e a visibilidade da segurança na organização. Se implementarmos iniciativas como Safety Walks (executadas pelos elementos do “Topo da Pirâmide Organizacional”), estamos a dar essa visibilidade e a promover interatividade a todos os níveis, reforçando o compromisso. Implementar Safety Talks, com temas semanais comuns a toda a organização, promove a comunicação, encontrando um momento específico para falar de segurança.
Se nos focarmos na monitorização da quantidade e da qualidade das rotinas Safety Walks e Safety Talks, encontramos indicadores que podem ser reforçados, caso tenhamos algum desvio e os resultados não apareçam como desejado.

Relativamente aos Indicadores de Gestão da Segurança, tanto os indicadores reativos como os proativos são importantes, se queremos verdadeiramente atuar sobre a cultura de segurança e adotar comportamentos seguros nas empresas.

Não nos podemos é deixar enganar sobre a cultura de segurança de uma organização, apenas porque o nº de acidentes baixou, fruto de atuações reativas. Normalmente, estes resultados não são sustentados no tempo.

Conheça toda a metodologia Comportamentos Seguros® uma marca Partner de Vision Zero

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.

Poderá ter interesse em...