Safety Walk

Safety Walks é uma rotina, dirigida aos níveis hierárquicos superiores. Tem como objetivo comunicar que a segurança é um valor e uma prioridade para a empresa.

Pretende-se levar cada líder a assumir o seu papel no que toca à segurança, contribuindo ativamente para prevenção no trabalho.

Os líderes das empresas têm pouco tempo disponível. Este facto exige que o mecanismo das Safety Walks seja ágil e pouco consumidor de tempo. Propomos que cada líder disponha de 20 minutos, 1 a 2 vezes por mês, para realização da iniciativa. É o tempo que consideramos mínimo, mas suficiente, para abordar o que é definido pela organização como uma prioridade: segurança no trabalho.

As vantagens desta iniciativa são:

  • Envolvência efetiva dos cargos superiores na segurança da empresa;
  • A prioridade dada à Segurança é feita de forma ativa.
  • Maior aceitação na implementação de medidas de segurança, por envolvimento;
  • Aumento do nível de segurança da empresa a médio prazo.

Safety Walks – Contexto organizacional:

Apesar de haver métricas para a segurança, não há muitas vezes envolvência das pessoas. As medidas de segurança não são compridas por todos os colaboradores. As empresas onde a segurança é vista como departamental (“isso é com o departamento de segurança!”), necessitam de mudar mentalidades, pois a segurança compete a todos.
Há uma necessidade de demonstrar à “equipa” que de facto a Segurança é uma prioridade dos cargos superiores. A iniciativa Safety Walks contribui ativamente para isso.

Safety Walks – Como é realizado:

Safety Walks é uma iniciativa realizada pelos cargos superiores, com uma periocidade mínima mensal. Cada Safety Walk tem uma duração estimada de 20 minutos. Realizada em qualquer lugar da empresa.
O líder convida um operacional e ambos observam um determinado local e tarefas em curso. De uma forma crítica e exigente sobre segurança e prevenção no trabalho. Sempre que possível concretizam melhorias.

Pode aceder ao conteúdo da ferramenta Safety Walks individualmente ou para equipas.

Consulte os nossos planos e preços.

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.

Poderá ter interesse em...