Observações de Segurança

Observações de Segurança

A segurança no trabalho aumenta, se tivermos mais pessoas fora do departamento de segurança atentos à segurança. E se cada pessoa, dentro de uma organização, for capaz de fazer algo que evite um acidente de trabalho, numa organização com 100 pessoas, serão evitados 100 acidentes.

O mecanismo das Observações de Segurança pretende promover a atenção e foco na segurança até ao nível do operador. Este é o nível hierárquico mais sujeito a acidentes e mais próximo do chão de fábrica. Inevitavelmente é quem está em melhor posição para observar e promover a prevenção no trabalho.

As Observações de Segurança pretendem levar um grupo de colaboradores, de forma rotativa (de 6 em 6 meses, trocam), a observar o estado da segurança na sua área, com suporte de uma check list.

Um risco não deve ser avaliado pelos acidentes que já ocorreram, mas sim pelos que podem ocorrer. Ao criar um observatório de segurança, a organização coloca a tónica na prevenção e não na reação. Com a tremenda vantagem de envolver colaboradores.

Em fases mais maduras do mecanismo de Observações de Segurança é possível fazer evoluir as equipas para observações mais complexas, como o método BBS Behavior Based Safety. Método onde é observada de forma completa e exaustiva as tarefas de maior risco, corrigindo todos os pontos de risco.

Pode aceder ao conteúdo da ferramenta Observatório de Segurança individualmente ou para equipas.

As vantagens desta iniciativa são:

  • Foco em aspetos preventivos de segurança, ao nível de colaboradores de chão de fábrica;
  • Motivação inter equipas, pela comparação de resultados;
  • Pressão intra equipas, para obtenção de resultados;
  • Gestão visual através de Output gráfico de fácil assimilação por todos;
  • Promoção de cultura de inspeção permanente, porque é feita pelos próprios colaboradores.
Observatório de Segurança – Contexto organizacional:

O departamento de segurança, só por si, não consegue monitorizar os riscos de segurança de forma permanente. Para melhorar o nível de segurança da empresa é necessário que todos os colaboradores estejam integrados.
Este processo permite à empresa conhecer o estado exato dos principais temas de segurança e intervir nos mais débeis.

Observatório de Segurança – Como é realizado:

Dependendo da dimensão e complexidade da organização, o Observatório de Segurança pode ser realizado por todos os operacionais (em empresas de menor dimensão) ou por Grupos de Observadores (no caso de organizações mais complexas ou com um grande número de colaboradores). Cada pessoa deve fazer 2 observações por semana e preencher uma check-list (disponibilizada pela LTM ao departamento de segurança da empresa e reajustada).
Esta Check-List de Segurança, tem vários pontos relativos ao posto de trabalho, à envolvente, aos equipamentos, às tarefas a realizar, etc. O colaborador deve ser capaz de identificar os perigos, avaliar os riscos e, em alguns casos, sugerir medidas de melhoria.

DESCARREGUE UM EXEMPLO DE CHECK-LIST DE SEGURANÇA!

Conheça as soluções que dispomos para  individuais e para  empresas
Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.

Poderá ter interesse em...