Observatório de Segurança

A segurança no trabalho aumenta, se mais pessoas fora do departamento de segurança estiverem atentos à segurança. E se cada pessoa, dentro de uma organização, for capaz de fazer algo que evite um acidente de trabalho, numa organização com 100 pessoas, serão evitados 100 acidentes.

O mecanismo das Observações de Segurança pretende promover a atenção e foco na segurança até ao nível do operador. Este é o nível hierárquico mais sujeito a acidentes e mais próximo do chão de fábrica. Inevitavelmente, é quem está em melhor posição para observar e promover a prevenção no trabalho.

As Observações de Segurança pretendem levar um grupo de colaboradores, de forma rotativa (de 6 em 6 meses, trocam), a observar o estado da segurança na sua área, com suporte de uma check list.

Um risco não deve ser avaliado pelos acidentes que já ocorreram, mas sim pelos que podem ocorrer. Ao criar um observatório de segurança, a organização coloca a tónica na prevenção e não na reação. Com a tremenda vantagem de envolver colaboradores.

Em fases mais maduras do mecanismo de Observações de Segurança é possível fazer evoluir as equipas para observações mais complexas, como o método BBS Behavior Based SafetyMétodo onde é observada de forma completa e exaustiva as tarefas de maior risco, corrigindo todos os pontos de risco.

Características do curso

Duração e tempo de acesso à plataforma

50 min e 30 dias de acesso à plataforma

Modalidade

e-learning assíncrono

Objetivo Geral do Curso

O Curso Observatório de Segurança tem como objetivo a disseminação de práticas de inspeção (numa perspetiva construtiva), pelos colaboradores operacionais de uma organização.

Competências de Saída

Nesta formação os participantes ficarão habilitados a desenvolver e implementar um observatório de segurança com práticas de inspeção no seu local de trabalho.

Tool Kit Curso Observatório de Segurança para Download

Check List para Observações de Segurança

Certificado

Certificado DGERT de assistência online

Módulos

º Utilidade do Observatório e Perfil do Observador

           º Para Quê e Quem implementa o Observatório de Segurança (00:10)

           º Tenho o perfil de Observador de Segurança? (00:02)

           º Desafio de Aprendizagem - Comunicar a Observação (00:05)

º Implementar Procedimento Observatório de Segurança

            º Implementar um Observatório de Segurança (00:14)

            º Realização de uma Observação de Segurança (00:15)

º Medir a Satisfação

            º Inquérito de Avaliação da Satisfação (00:10)

º Regras para conclusão

             º Todas as unidades precisam ser concluídas

             º Resulta em certificação com duração total de: Para sempre

Pessoas com curso concluído

750

A quem se destina este curso?

Responsáveis de segurança que pretendem criar um observatório de segurança na sua organização. Colaboradores responsáveis por desempenhar observações de segurança.

O que ganha com o curso Observatório de Segurança?

✔ Foco em aspetos preventivos de segurança, ao nível de colaboradores de chão de fábrica;


✔ Motivação inter equipas, pela comparação de resultados;


✔ Pressão intra equipas, para obtenção de resultados;


✔ Gestão visual através de Output gráfico de fácil assimilação por todos;

✔ Promoção de cultura de inspeção permanente feita pelos próprios colaboradores.

Descarregue 1 Ficha de Verificação

O que dizem sobre a formação?

Observatório de Segurança

O departamento de Segurança ou o Técnico de Segurança não pode estar em todo o lado ao mesmo tempo, muitas são as situações que escapam ao seu conhecimento. As observações de segurança multiplicam a presença do Técnico de Segurança permitindo que tenha mais "olhos" espalhados pela organização. A ficha de verificação individual é a formalização desses olhos. Preencha o formulário e obtenha uma ficha de verificação individual e fique ainda a conhecer o curso!

Cursos para individuais

Se procura melhorar as suas competência ao nível da segurança comportamentar, conheça a nossa seleção com as melhores ferramentas que lhe irão permitir adquirir conhecimentos e implementar ferramentas para a melhoria comportamental através da elevação da cultura de segurança com os objetivo final de redução de acidentes de trabalho

1 of 4