Diálogos de Segurança

Apesar de prioritário, o tema da segurança é frequentemente esquecido das conversas diárias ou semanais das equipas. As urgências concorrem pelo tempo e atenção das pessoas. Em muitas organizações o tema da Segurança só é prioritário após um acidente de trabalho. Esta forma de estar, reativa, é desadequada ao objetivo “zero acidentes”. As empresas que ambicionam excelência em matéria de prevenção no trabalho têm a necessidade de criar uma rotina, que assegure que sistematicamente o tema da segurança é "conversado".

A rotina Diálogos de Segurança é dirigida a líderes de equipas, nomeadamente chefias diretas de operacionais. O objetivo é simples: estabelecer um momento em que se conversa sobre segurança no trabalho.

Um aspeto critico para o sucesso desta ferramenta é a definição de um dia e hora fixos. Propomos periodicidade semanal, sempre no mesmo dia e à mesma hora. O líder reúne a equipa e conversa 5 minutos sobre segurança. O tema em cada diálogo é previamente enviado pelo departamento de segurança e é comum em toda a "fábrica". Importa ter em conta que os líderes não são especialistas em segurança. Assim, é necessário a existência deste mecanismo (ficha de diálogo) para apoiar cada líder na condução da conversa com a sua equipa.

A I Choose Safety apoia as organizações através da disponibilização de mais de 50 fichas de diálogos de segurança.

Características do curso

Duração e tempo de acesso à plataforma

50 minutos e 30 dias de acesso.

Modalidade

e-learning assíncrono

Objetivo Geral do Curso

O Curso Diálogos de Segurança tem como objetivo dotar os formandos de capacidade de desenvolver, implementar e comunicar Diálogos de Segurança numa organização.

Competências de Saída

Nesta formação apresentamos o que consideramos serem as melhores práticas na implementação desta iniciativa, com base nos mais de 27 projetos de Comportamentos Seguros® desenvolvidos em empresas.

No final desta formação os participantes ficam habilitados a desenvolver e implementar os Diálogos de Segurança numa organização.

Tool Kit Curso Diálogos de Segurança para Download

7 Fichas de Diálogo para treinar e implementar

Certificado

Certificado DGERT de assistência
online

Módulos

º Como implementar os Diálogos de Segurança?

          º Como implementar os Diálogos de Segurança (00:08)

           º Desafio Hábitos (00:10)

º Suportes e Treino na Execução

            º Suportes e Treino nos Diálogos de Segurança (00:12)

             º Realizar um Diálogo de Segurança (00:15)

Medir a Satisfação

              º Inquérito de Avaliação da Satisfação (00:05)

Regras para conclusão

               º Todas as unidades precisam ser concluídas

               º Resulta em certificação com duração total de: Para sempre

Pessoas com curso concluído

74

A quem se destina este curso?

Líderes de equipas, chefes de equipas, chefias intermédias, para que comuniquem diálogos de segurança em toda a organização. Responsáveis de Segurança, que pretendem implementar a rotina na organização.

O que ganha com o curso Diálogos de Segurança?

✔ Criação de um canal efetivo de comunicação com todos os trabalhadores, sobre segurança (qualquer nova medida ou alteração, passa a poder ser comunicada a todos, no prazo máximo de 1 semana);

✔ Aumento do conhecimento de segurança no trabalho dos colaboradores;

✔ Envolvimento (comprometimento) das chefias diretas, sendo estas responsáveis pela liderança do diálogo.

Obtenha AQUI um Diálogo de Segurança

O que dizem sobre a formação?

Gostaria de saber mais sobre Diálogos de Segurança?

Os Diálogos de Segurança são uma ferramenta que promove a difusão da segurança pelas organizações de uma forma rápida, controlada e eficaz. Preencha o formulário e obtenha um exemplo diálogo de segurança e fique ainda a conhecer melhor o curso!

 

Cursos para individuais

Se procura melhorar as suas competência ao nível da segurança comportamentar, conheça a nossa seleção com as melhores ferramentas que lhe irão permitir adquirir conhecimentos e implementar ferramentas para a melhoria comportamental através da elevação da cultura de segurança com os objetivo final de redução de acidentes de trabalho

1 of 4