Segurança Comportamental em Empresas

Algumas empresas objetivam atingir um ponto superior em matéria de Segurança no Trabalho. Assumem que enquanto ativo mais valioso, os seus recursos humanos devem ter, e contribuir para, um ambiente de trabalho seguro. Para alcançar este nível de maturidade em termos de segurança não basta investigar todos os acidentes e quase acidentes, comprar os melhores EPIs, avaliar máquinas e colocar barreiras de proteções nos equipamentos, etc. É também necessário agir sobre as pessoas e mudança comportamental.

A metodologia Comportamentos Seguros®, parte da marca I Choose Safety dedicada a empresas, ajuda a sua organização na redução de acidentes através da implementação de uma cultura de segurança.

Com uma orientação aplicável a vários setores e já testada em Portugal, Espanha e Suíça, em mais de 30 projetos, identificamos as melhores práticas, ferramentas e rotinas que conduzam a que cada colaborador assuma um comportamento seguro.

A LTM Consultoria, LDA, empresa detentora das marcas I Choose Safety e Comportamentos Seguros®, tornou-se na primeira entidade no mundo a ter formadores e cursos acreditados pela IOSH /Vision Zero

Quando faz sentido aplicar a metodologia Comportamentos Seguros? (e quando não faz?!)

A decisão de trabalhar a parte comportamental da segurança, requer que o contexto seja adequado. Caso a organização ou departamento ainda apresente falhas graves em meios afetos à segurança (por exemplo em cada 100 equipamentos mais de 50 apresentam falhas de segurança) será difícil trabalhar a parte comportamental. Não recomendamos neste contexto o desenvolvimento de um programa de segurança comportamental como o Comportamentos Seguros®

O desenvolvimento de projetos Comportamentos Seguros® é recomendado nos seguintes contextos:

  • Se os indicadores de segurança (Acidentes, dias de baixa, etc.) não evoluem positivamente de forma significativa ou pioraram nos últimos 2 anos e não sendo representativas falhas graves em meios ou processos.
  • Se recentemente, ou não recentemente mas de forma continuada, ocorreram acidentes evitáveis com um diferente comportamento por parte do acidentado.
  • Se a organização é regularmente comparada em indicadores de segurança com outras similares (mesmo grupo ou benchmarks externos) e não consegue fazer evoluir a sua posição.

Caso a sua organização esteja num destes contextos, aprofunde o conhecimento sobre o método Comportamentos Seguros® através dos nossos estudos de caso.

 

O método Comportamentos Seguros® está organizado em 3 etapas, partindo de um Diagnóstico, passando por uma Formação construída com todos os exemplos relevantes de cada empresa e concluindo com a etapa das Iniciativas e Rotinas onde é incorporado no dia a dia da organização os instrumentos que garantem a continuidade dos resultados a longo prazo.

Se tem dúvidas sobre a aplicabilidade deste processo para a sua organização, fale connosco.

Esclareceremos todas as questões e poderemos disponibilizar on-line conteúdos concretos por forma a validar o interesse em avançar com o processo.

Fale connosco