Como implementar Safety Walks

Como implementar Safety Walks

Safety Walks é uma rotina, dirigida aos níveis hierárquicos superiores. Tem como objetivo comunicar que a segurança é um valor e uma prioridade para a empresa.

Pretende-se levar cada líder a assumir o seu papel no que toca à segurança, contribuindo ativamente para prevenção no trabalho.

Os líderes das empresas têm pouco tempo disponível. Este facto exige que o mecanismo das Safety Walks seja ágil e pouco consumidor de tempo. Propomos que cada líder disponha de 20 minutos, 1 a 2 vezes por mês, para realização da iniciativa. É o tempo que consideramos mínimo, mas suficiente, para abordar o que é definido pela organização como uma prioridade: segurança no trabalho.

As vantagens desta iniciativa são:

  • Envolvência efetiva dos cargos superiores na segurança da empresa;
  • A prioridade dada à Segurança é feita de forma ativa.
  • Maior aceitação na implementação de medidas de segurança, por envolvimento;
  • Aumento do nível de segurança da empresa a médio prazo.

Safety Walks – Contexto organizacional:

Apesar de haver métricas para a segurança, não há muitas vezes envolvência das pessoas. As medidas de segurança não são compridas por todos os colaboradores. As empresas onde a segurança é vista como departamental (“isso é com o departamento de segurança!”), necessitam de mudar mentalidades, pois a segurança compete a todos.
Há uma necessidade de demonstrar à “equipa” que de facto a Segurança é uma prioridade dos cargos superiores. A iniciativa Safety Walks contribui ativamente para isso.

Safety Walks – Como é realizado:

Safety Walks é uma iniciativa realizada pelos cargos superiores, com uma periocidade mínima mensal. Cada Safety Walk tem uma duração estimada de 20 minutos. Realizada em qualquer lugar da empresa.
O líder convida um operacional e ambos observam um determinado local e tarefas em curso. De uma forma crítica e exigente sobre segurança e prevenção no trabalho. Sempre que possível concretizam melhorias.

Pode aceder ao conteúdo da ferramenta Safety Walks individualmente ou para equipas.

Consulte os nossos planos e preços.

 

O que é a Safety Walk?

A Safety Walk é uma caminhada de segurança pela organização realizada pela liderança de topo e acompanhada com um dos trabalhadores que resulta numa verificação visual dos espaços de trabalho com o objetivo de identificar e corrigir condições inseguras ou potencialmente inseguras ou determinar melhorias.

Em resumo, para os que não estão familiarizados com o conceito, a Safety Walk é basicamente uma caminhada pelo local de trabalho realizada por diretores e administradores de uma organização para identificar problemas de segurança. Presume-se que as caminhadas de segurança transmitam aos trabalhadores a mensagem de que a segurança é importante e que os níveis superiores das organizações se preocupam com a segurança das pessoas e não aceitam práticas inseguras. Por vezes as Safety Walks são denominadas de Passeios Seguros, Caminhadas Seguras ou Gemba Walks.

Os responsáveis pela segurança nas empresas têm como tarefa manter os trabalhadores longe dos acidentes de trabalho. Obviamente que para atingir este objetivo é necessário que várias partes e várias ferramentas sejam envolvidas na realização deste objetivo. Uma destas peças é a administração de topo que tem como função fomentar o valor da segurança para empresa através de uma rotina simples. A rotina Safety Walks é dirigida às lideranças de topo que não ocupando muito do seu tempo conseguem presencialmente mostrar os valores da sua organização relativo à segurança.

As Safety Walks são uma rotina simples, para realizar uma Safety Walk um líder não gastará mais do que 20 minutos uma ou duas vezes por mês. Na realização das Safety Walks permite a que as lideranças de topo determinem o desempenho das políticas de segurança em condições reais. Isto é, avaliando tanto pela forma como os funcionários estão seguindo as políticas implementadas quanto pela eficácia dessas políticas em lidar com os riscos no local de trabalho.

 

Cada líder deve realizar as Safety Walks de forma rotineiramente, são caminhadas de segurança que promovem a segurança no local de trabalho e ajudam a obter uma compreensão mais profunda das responsabilidades diárias junto dos trabalhadores como também dos perigos que os acompanham. Quando um diretor, administrador, ou outro líder, se desloca do seu local para visitar as zonas de trabalho e convida um dos trabalhadores a acompanhá-lo numa Safety Walk permite a verificação da aplicação das políticas de segurança em condições reais e a avaliação sobre possíveis novas políticas ou o melhoramento das existentes. Além disso, nas Safety Walks, é possível ouvir as preocupações dos trabalhadores relativas à segurança tal como a forma como vêm a segurança e a cultura de segurança da própria empresa.

A importância relativa à segurança começa a ser vista com outra perspetiva por parte dos trabalhadores quando um líder de topo se disponibiliza para uma Safety Walk pelos locais de trabalho e fala sobre as questões de segurança acompanhado por um dos trabalhadores.  Esta Safety Walk terá obviamente um impacto não só no preciso momento em que se realiza a Safety Walk como nos dias próximos, pois fomentará conversas entre os trabalhadores sobre a Safety Walk realizada substituindo conversas sobre outros temas muitas vezes sem relação com a organização por conversas sobre ação realizada, a Safety Walk.

Esta ferramenta, Safety Walk, é uma ferramenta potentíssima para a organização demonstrar os seus valores e a importância dada à segurança. Sem que seja ocupado muito tempo do tempo dos líderes de topo, promovem-se ações através da Safety Walks com resultados relevantes no foco dos trabalhadores nos procedimentos e nos valores relativos à segurança da própria organização.

 

Porquê realizar Safety Walks?

As Safety Walks são uma forma fácil de demonstração de interesse pelos temas da segurança por parte de topo das organizações e também um veículo para os profissionais de segurança obterem informações em primeira mão sobre as práticas de segurança dos funcionários no local de trabalho. Para desenvolver e implementar práticas de segurança de acordo com as necessidades dos funcionários, é importante obter informações junto das pessoas que diretamente estão nos locais mais propícios a que um acidente de trabalho ocorra.

 

Como se realiza uma Safety Walk?

Deve ser definida uma rotina para a realização da Safety Walk entre uma a duas vezes poer mês, os líderes realizam uma Safety Walk. Para melhorar os resultados aconselhamos a realização Safety Walks quinzenais. Cada uma das Safety Walk deve durar aproximadamente 20 minutos. A escolha do dia e da hora, tal como da área  a realizar a Safety Walk deve ser escolhida pelo próprio líder definindo a sua própria rotina de quando e onde fará essa Safety Walk.

Sempre que um líder desenvolve uma Safety Walk, este deve convidar um colaborador (chão de fábrica) a acompanhá-lo. Nesta Safety Walk deve certificar-se de que estabelece um diálogo significativo relativo às questões de segurança da organização. Utilizando alguns exemplos, no decorrer da Safety Walk o líder poderá solicitar ao colaborador que em conjunto observem a tarefa que está a ser executada pelos restantes trabalhadores e, em seguida, desenvolver uma conversação sobre a forma como essa tarefa está a ser realizada, qual o perigo que existe na sua execução para os trabalhadores, quais os procedimentos de seguranças que implicam a realização da tarefa, verificação de utilização dos EPIS de segurança tal como a sua importância e o que pode implicar a sua não utilização, verificação do espaço de trabalho tal como a sua organização e arrumação, entre outras questões relacionadas com a segurança da organização.

Deve promover-se que a conversa com o trabalhador no decorrer da Safety Walk seja fluída e que exista espaço no decorrer da conversação que o trabalhador exponha as suas questões, opinião relativo às questões observadas. Após a realização da Safety Walk o líder deverá registar a realização da Safety Walk.

O registo da realização da Safety Walk deve ser breve preenchendo um pequeno formulário sobre as áreas visitadas no formulário e enviando para o Departamento de Segurança podendo anexas fotos das questões observadas.

Se no decorrer da Safety Walk o líder detetar situações relativas à segurança que não possam ser resolvidas na hora, este deve encaminhar estas observações sobre melhorias ou correções para o departamento de segurança e deve manter-se a acompanhar adequadamente quaisquer melhorias ou correções necessárias que tenha identificado. No decorrer da Safety Walk se o um líder detetar algo que possa ser resolvido no momento, deverá promover junto dos trabalhadores a resolução no momento. Por exemplo, uma caixa que está a obstruir um corredor de passagem por estar fora do local identificado para a sua armazenagem, esta caixa poderá representar um perigo, mas não carece de ser uma observação de melhoria, basta apenas que solicite aos trabalhadores que recoloquem a caixa no local identificado resolvendo o incidente no próprio momento. Contudo aconselhamos que este incidente seja na mesma registado no formulário de registo de Safety Walks e identificado como resolvido para registo interno.

Qual o Papel da liderança de topo relativo à Segurança?

Sabemos que não basta dizer às pessoas que é a segurança de todos. Seria muito mais fácil, no entanto, não funciona desta forma é necessário mostrar às pessoas que a segurança é uma prioridade.

Para isso é necessário explicar exatamente essa preocupação juntamente de ações de demonstração nas caminhadas seguras (Safety Walks).

Não é possível também atirar alguém da gestão de topo para uma Safety Walk sem que se perceba e se explique a utilidade e qual o objetivo da realização da Safety Walks para que não se torne numa inspeção. Nos projetos que desenvolvemos o que fazemos é reunir os líderes numa sala. Nesta reunião são feitas questões relativas a situações concretas para que seja definido um perfil de ação. Não necessitamos de realizar muitas perguntas. Grande parte das vezes, é bastante fácil esclarecer qual é o comportamento esperado na realização de uma Safety Walk. Estes esclarecimentos são de extrema importância para quem vai realizar as Safety Walks porque não devem deixar-se áreas cinzentas para garantir que as ações da Safety Walk e a rotina é implementada de forma correta. Quando a rotina não é cumprida ou não é realizada da forma devida, isto é, se os líderes falharem, estes saberão que falharam. Após a reunião de esclarecimento onde as áreas cinzentas são eliminadas o argumento “eu não sabia se era eu ou não”, deixa de ser aceitável.

Descarregue uma ficha exemplar de registo de Safety Walk

Qual a importância da realização de Safety Walks

As Safety Wlaks, muitas vezes chamadas de caminhadas de segurança, funcionam como verificações informais da segurança geral no próprio local de trabalho. Por isso, as Safety Walks devem ser confundir-se com inspeções ou auditorias de segurança.

O foco de uma Safety Walk deverá ser uma verificação in loco das experiências reais dos trabalhadores através de um dia de trabalho normal. Isso permite a que a liderança de topo detete de uma forma ágil a prática ou situações inseguras no momento em que no dia as tarefas normais decorrem. A presença regular de um líder de topo promove que os procedimentos de segurança sejam seguidos e que o foco nas questões de segurança seja consideravelmente maior. Além disso, no decorrer de uma Safety Walk é possível que o líder no caso de detetar uma situação anómala ou um comportamento inseguro resolva imediatamente junto dos funcionários no local. Esta interação direta que a realização de Safety Walsk permite, ajuda os trabalhadores a entenderem e reterem como as políticas de segurança afetam também as responsabilidades, deixando de ser “um problema” do departamento de segurança e passando a ser um problema de todos.

 

Quando um líder realiza uma Safety Walk, tem a possibilidade de diretamente identificar as áreas problemáticas ou com falhas relativas à segurança das pessoas e assim lançar a observação para o departamento de segurança no registo efetuado no formulário de registo de Safety Walks de que devem ser abordadas por uma nova política ou procedimento que corrigirá o problema. Um exemplo simples e muito comum nos locais de trabalho, um diretor pode detetar que os funcionários estão a trabalhar com demasiada proximidade de um equipamento quando deveriam colocar-se noutro anteriormente definido e que garante a segurança dos trabalhadores, neste caso o líder, além de informar os trabalhadores que estão num local que não deverá ser acedido enquanto o equipamento está em funcionamento pela segurança de cada um dos trabalhadores como enviar uma observação no registo de realização de Safety Walks para o departamento de segurança para que seja analisada a situação e se melhore o procedimento ou os meios de proteção de forma a evitar que se verifique novamente que os trabalhadores coloquem a sua segurança em risco acedendo novamente ao local. Muitas das vezes este procedimento formal já existe, mas não é cumprido por questões relacionadas com os tempos de produção ou por “ser mais fácil” realizar a tarefa desta forma, os trabalhadores sabem que devem manter uma certa distância do equipamento, mas não cumprem podendo ser necessário colocar uma barreira de segurança para evitar a passagem evitando que o trabalhador se coloque num caminho restrito sujeito a uma situação insegura. A Safety Walk é uma ferramenta muito relevante para que se detetem e revelem este tipo e comportamentos inseguros e possíveis melhorias de procedimentos ou meios de proteção. 

Gostaria de saber mais sobre a importância da realização das Safety Walks?

A demonstração da importância da Segurança para a organização

Em qualquer organização a demonstração deverá ser sempre de forma exemplar, isto é, através do exemplo consegue-se demonstrar algo. No caso da Segurança no trabalho, a demonstração deverá ser promovida pelos cargos de topo. Não basta apenas, na reunião anual, apresentar os resultados do ano anterior e dizer que a segurança das pessoas é de grande importância para a organização, é necessário demonstrar essa mesma importância. É neste ponto que a ferramenta Safety Walks se torna num excelente veículo de comunicação para a demonstração da importância do trabalho seguro para a organização. As visitas ao local de trabalho promovidas pelas Safety Walks de acordo com as técnicas que indicamos acima, são um excelente momento de demonstração da importância da segurança no trabalho para a organização. Quando os colaboradores vêm um diretor, um administrador, ou outro cargo de topo, a realizar uma Safety Walk, isto é, a caminhar pela empresa acompanhado por um outro colaborador, a falar sobre as questões de segurança, a observar a forma como as pessoas trabalham, demonstrando interesse e preocupação com a segurança das pessoas no decorrer do seu dia-a-dia de trabalho, a segurança passa a ser entendida de outra forma por parte dos operacionais ao mesmo tempo que se promove o sentimento da existência de preocupação com a segurança de cada um por parte do topo da organização.

Não pode querer melhorar-se o comportamento das pessoas e aumentar a importância que dão às questões de segurança se não existe um envolvimento por parte de todos. Quando não existe um envolvimento de todos, em grande parte, atribui-se as responsabilidades e a resolução de problemas (muitas vezes simples) ao departamento de segurança. Quando a segurança passa a ser vista por todos como um valor da organização, a segurança passa a ser uma questão de todos e não apenas de um grupo restrito de pessoas. É apenas assim que é possível elevar a Cultura de Segurança de uma empresa. Para isso é necessária a utilização de várias ferramentas rotinas como por exemplo a que se trata neste texto. Safety Walks, é uma das melhores e mais potentes ferramentas para a demonstração do valor da segurança para qualquer organização uma vez que existe um envolvimento direto entre a direção de topo com os operacionais promovendo, junto destes, conversas sobre segurança e analisando em conjunto a segurança no dia a dia de trabalho. Esta ação promovida pela Safety Walk irá promover que se desenrolem conversas entre os trabalhadores sobre a ação realizada com o diretor ou administrador da organização, substituindo conversas sobre temáticas diversas por conversas relacionadas com questões de segurança nos momentos de pausa dos trabalhadores promovendo o envolvimento de outros operacionais nas questões relacionadas com a segurança. As Safety Walk colocam ainda responsabilidade relativa à segurança em cada um dos líderes da organização através da sua participação nas ações promovidas pelas Safety Walks.

Por que são importantes as Safety Walks em torno das operações de um negócio?

Na realização de uma Safety Walks, percorrendo os vários locais de trabalho de uma empresa permite que as direções de topo detetem práticas ou situações inseguras no momento em que elas ocorrem. Permite ainda que se possa corrigir no momento situações inseguras de fácil resolução o que promove que os trabalhadores entendam a importância da segurança para a organização e como as políticas de segurança afetam suas responsabilidades.

Contacte-nos para saber como implementar esta rotina na sua empresa

Back to blog

Leave a comment

Please note, comments need to be approved before they are published.

Poderá ter interesse em...